terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Quanto devo investir na minha primeira campanha no Google AdWords?

Anunciar no AdWords é, basicamente, participar de um leilão.

Tentar estimar o custo do clique sem dados preliminares de campanhas em atividade pode ser um equívoco, uma vez que os anúncios acionados por palavras-chave e cada uma delas possui um índice de qualidade calculado por diversas variáveis, como: relevância do anúncio, taxa de cliques esperado, experiência do usuário com a página de destino, relevância do conteúdo da página de destino, entre outros.

Além disso, deve-se levar em consideração que o valor dos cliques varia também de acordo com as regras estabelecidas para exibição dos anúncios (posição média) e lances máximos para cada palavra. Todo este processo faz parte do trabalho de otimização.

Como agência, uma vez criada a campanha e seus anúncios, realizamos monitoramento sistemático para avaliação do desempenho dos anúncios e palavras, identificando, inclusive, palavras-chave que não deveriam acionar os anúncios (chamamos de palavra-chave negativa).

Lembremos também que existe a concorrência. E o leilão baseia-se muito no comportamento de quem anuncia. Uma palavra-chave hoje pode custar R$ 0,50. Amanhã, R$ 1,50, dependendo do comportamento e das ações da concorrência, ou até mesmo sazonalidades do mercado.

Tudo isto para testificar que não é possível estabelecer de forma categórica o custo de um clique.

Quando um cliente nosso não tem ideia de investimento a ser aplicado no AdWords, orientamos a trabalharmos com um orçamento diário entre R$ 7,00 e R$ 10,00 por, pelo menos, 15 dias. A partir deste período, com os dados coletados, será possível avaliar com mais precisão como o Google “enxerga” os anúncios e seus índices de qualidade para, então, iniciarmos um trabalho de otimização.

Anunciar no AdWords não é uma tarefa simples, pois ele trabalha com inúmeros parâmetros e variáveis que qualificam um anúncio. As regras mudam constantemente e devemos estar sempre atualizados para que os anúncios mantenham sua qualidade.


Espero que com essas informações vocês consiga entender um pouco mais desse assunto e a tomar a decisão mais acertada para o seu negócio!

Abraço.

Alan Miño.

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