segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Marketing Digital 3D - uma percepção tridimensional

A percepção do Marketing Digital vem sendo distorcida na medida em que é colocada como serviço direto (e basicamente) de otimização de sites, links patrocinados e gestão de redes sociais. Deve-se levar em consideração que, antes de Digital, estamos falando de Marketing... e não deve ser minimizado a meros serviços operacionais para promoção de serviços ou produtos, muito menos elaboração de material a ser "viralizado" nas redes.

O Marketing Digital nada mais é do que o próprio Marketing, em sua concepção original (por mais conservador que possa parecer), desvendado e replanejado para as mídias digitais, o que não se restringe apenas à rede mundial de informações, a internet.

Outro ponto a ser considerado é que se Marketing não é Publicidade, Propaganda e tampouco Design... menos ainda o Marketing Digital. O que não significa que estas demais áreas não sejam extremamente importantes para realização e operacionalização das ações de planejamento estratégico de uma empresa.

Mas, antes de definirmos o Marketing Digital, vamos desmistificar o termo "venda". Quando tratamos de vendas, no Marketing, estamos falando de tudo e qualquer coisa que possa gerar benefício ao consumidor, seja um produto, serviço, imagem ou ideia. E "consumidor" é aquele que se apropria deste benefício, vislumbrando nele algum valor de seu interesse.

Podemos, então, definir Marketing Digital da seguinte forma: são ações planejadas estrategicamente para realização de vendas através de mídias digitais, conforme cultura, negócio e objetivos de uma empresa.
E é através desta definição que a Caminho Zero fundamenta sua visão tridimensional do Marketing Digital, sustentada por estes três eixos, ou dimensões: cultura, negócio e objetivos.

Visão Tridimensional:


Não há marketing sem planejamento. E todo planejamento depende diretamente de como a empresa se enxerga por dentro e por fora. É este auto-conhecimento empresarial que define as três dimensões que defendemos vitais para o desenvolvimento de uma estratégia de Marketing Digital: cultura, negócio e objetivos.

- Cultura:

A Cultura de uma empresa é responsável pela base matriz de toda sua gestão, uma vez formada em sua concepção. É o que fundamenta sua crença sobre negócios e define como será colocada em prática. Se uma pessoa é supostamente formada por "corpo", "alma" e "espírito", poderíamos dizer, metaforicamente, que o espírito de uma empresa deve ser empreendedor, a alma sua missão, visão e valores, e o corpo formado pelos membros: planejamento, capacidade orçamentária e força operacional.

- Negócio:

Uma vez definida a cultura da empresa, conhecer seu próprio negócio é a espinha dorsal capaz de manter o "corpo" (planejamento, orçamento e operacional) em boa atividade. Trata-se da saúde da empresa. Portanto, é fundamental ter clareza em seis aspectos do negócio: produto (ou serviço), preço, público-alvo, posicionamento no mercado, diferenciais competitivos e relevâncias sócios-ambientais. A partir dos aspectos definidos e devidamente alinhados à cultura da empresa, a gestão do negócio poderá buscar as ferramentas necessárias para alcançar os objetivos.

- Objetivos:

É preciso saber onde se quer chegar para dar o primeiro passo. Definir metas a curto, médio e longo prazos, é a primeira ação para a empresa poder traçar as rotas necessárias e saber que recursos utilizar. O desenvolvimento da empresa é diretamente proporcional à sua capacidade em alcançar os objetivos, pois são eles geram os retornos sobre os investimentos (ROI).

Metodologia:


Ao contrário do que se pensa, ou mesmo do que é promovido em diversas fontes, Marketing Digital não é otimização de site, gestão de redes sociais ou gerenciamento de links patrocinados. Isto é operação.  Marketing Digital é o que define as ações estratégicas de uma empresa para promoção do seu negócio através de mídias e plataformas digitais, baseadas em sua cultura, conforme objetivos previamente definidos.

Somente através desta visão tridimensional é possível utilizarmos os meios digitais como mecanismos favoráveis ao Marketing Digital. E para isto, é fundamental a utilização de um método eficaz para definição e mapeamento dos processos que organização as ações planejadas.

E, para que o Marketing Digital consiga realizar suas operações alinhados aos três eixos da visão tridimensional, a Caminho Zero desenvolveu o Método Diamante, capaz de mapear e 'micro definir' cada ação e objetivo de forma independente, identificando todos os pontos de ligação entre as ações de cada mídia digital para alcance dos objetivos principais.

É neste momento que as estratégias nas mídias e plataformas digitais entram em operação, organizadamente, a partir dos quais os melhores resultados poderão ser obtidos tanto em pesquisas nos mecanismos de busca quanto em plataformas de redes sociais, além de outros canais disponíveis.

Leia mais sobre o Método Diamante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário